R. D. Dinis nº 27 » 2400-129 Leiria » Portugal

2007/05/04

OUTRA VEZ A SONHAR COM BORA BORA? A ilha de Bora Bora é possivelmente a mais famosa em todo o mundo. As lendas, os mistérios, e o associado romance com as palavras “Bora Bora” trazem uma presença mistica à ilha.
É Bora Bora certamente um lugar maravilhoso de férias..... mas esta presença mágica não é assim tao inacessível....

Há que separar o real da ficção quanto a este destino maravilhoso do Tahiti: aspectos do turismo, actividades, aspectos prácticos, cultura, e todas as coisas que quererá saber ao planear um viagem a Bora Bora.

Nós propomos ao futuro viajante um paraíso completamente real e atingível, algo fascinante e de uma beleza quase inacreditável. Dois picos elevados de pura rocha preta dominam o centro da ilha e fazem um pano de fundo impressionante diante de uma variedade das águas azuis que extasiam os olhos. A lagoa de Bora Bora é sua característica mais estimada, e permite ao viajante muitas actividades: Windsurf, jetski, mergulho, nadar, entre inúmeras outras.



Como ir
A Air France tem vários voos para Papeete (via Paris)às sextas-feiras, sábados e domingos. O voo faz escala de uma hora em Los Angeles e dura cerca de vinte horas, incluindo a escala.

Onde ficar e comer

Em Bora BoraA maioria dos hotéis de Bora Bora são de primeira categoria.
* Hotel Bora Bora Lagoon Resort, situado no Motu Toopua.
* Hotéis Bora Bora* Sofitel Marara* Moana Beach Park Royal
* Yacht Club de Bora Bora* Chez Nono
A alternativa mais económica é recorrer a Chez Pauline, o único parque de campismo da lha.
Em Morea* Hotel Beachcomber Parkroyal* Hotel Bali Hai e Ia Ora
Parques de campismo:* Moorea Beach Club* Chez Nani
Os restaurantes dos hotéis é onde se come melhor.
Como excepção existe em Bora Bora o Bloody Mary, uma instituição consagrada da ilha.
Em Raiatea
Nesta ilha o hotel Hawaiki Nui - antigo Bali Hai - encontra-se perto de Utoroa, a poucos quilómetros do aeroporto.
Outras opções mais económicas podem ser o hotel Atia Piti, ou o GreenHill.
Arquipélago das Tuamotu: Rangiroa e ManihiEm Rangiroa e Manihi não há muito por onde escolher. O hotel mais luxuoso de Rangiroa é o Kia Ora, enquanto em Manihi o Manihi Pearl Beach Hotel, também de luxo, é um dos mais confortáveis das Tuamotu.
Em Rangiroa podemencontrar-se alguns hotéis de nível intermédio, mas fora destas opções existem apenas pensões nas povoações, ou casas particulares.

Viagens organizadas
A melhor opção é incluir o hotel no pacote global da viagem em Portugal.
Aluguer de barcosAs companhias de aluguer de barcos oferecem preços razoáveis. É certo que a viagem de avião à Polinésia é cara, mas, uma vez ali chegados, o aluguer de um barco segue-se por parâmetros não muito mais caros que os que vigoram nas Baleares, nas Canárias ou na Grécia. Comparando o preço do barco com o que se paga pela estadia - só alojamento - em qualquer hotel da Polinésia, resulta que o aluguer de um barco pode ser uma opção a ter em conta. Além disso as companhias alugadoras oferecem a possibilidade de aluguer com arrais, o que permite, a pessoas que nunca navegaram ou a tripulantes com pouca experiência, navegar por paragens de rara beleza.

Compras
Pérolas negras, máscaras, páreos, colares fabricados com coral e conchas marinhas são alguns dos objectos mais emblemáticos. Uma pérola negra pode custar uma fortuna, mas uma visita paciente e detalhada pode permitir-nos encontrar pérolas muito belas por pouco dinheiro.
ActividadesA actividade mais aconselhável é navegar em veleiro, ou em pequenos barcos em redor das ilhas; há também a possibilidade de realizar excursões em todo-o-terreno, sobretudo em Tahiti, Moorea e Bora Bora. Em Bora Bora parece ser obrigatória a visita ao Lagonarium, situado no motu Piti Aau, onde se pode observar como os tubarões nadam a poucos centímetros de distância do nosso corpo, e também ver raias, tartarugas marinhas e uma infinidade de peixes tropicais, um dos grandes atractivos em todas as ilhas da Polinésia.

Informações úteis
Visto: os cidadãos europeus não necessitam de visto para entrar na Polinésia Francesa, desde que a estada não seja superior a três meses.
Clima:
Constante e agradável. A estação seca vai de Junho a Outubro, e a húmida - em que se verifica alguma precipitação - de Novembro a Maio. A temperatura média anual é de 25ºC.Moeda: o CFP (Franco Pacífico) é a moeda local.
Diferença horária: mais onze horas no Verão e dez no Inverno, em relação a Portugal Continental.
Saúde: a malária está erradicada da Polinésia, e também não é um lugar onde se encontrem serpentes ou aranhas mortíferas ou doenças estranhas.Há que ter certo cuidado com os tubarões deambulam às vezes pela praia, ainda que os nativos assegurem que são inofensivos e não atacam o homem. É conveniente trazer um líquido repelente de mosquitos, uma pequena barra de amoníaco e um anti-histamínico, no caso de o repelente não surtir o efeito desejado.

Gastronomia
A comida tradicional polinésia é confeccionada no forno subterrâneo ou hima'a: peixe cru, marisco, peixe na prancha e diversos pratos à base de coco. Porém, a cozinha francesa e europeia, e em menor grau a chinesa, são as que predominam na maioria dos restaurantes.
Bora Bora é verdadeiramente uma experiência que vale a pena ter. Um lugar maravilhosamente tranquilo,algo que não esquecerá nunca.
A magia continua.O que fará para a experienciar?!

No comments:

Post a Comment