R. D. Dinis nº 27 » 2400-129 Leiria » Portugal

2007/10/03

Tailandia, um paraíso perdido...





Documentação


Em viagem de turismo à Tailândia os cidadãos portugueses têm de levar o Passaporte Individual com validade mínima de 6 meses e visto apenas para estadias superiores a 30 dias que poderão adquirir junto da embaixada do Reino da Tailândia. O viajante que não seja cidadão português deverá informar-se junto da Embaixada sobre as condições de entrada.



Viagens de Menores

Os menores (cidadãos portugueses), quando acompanhados com os pais têm de cumprir as mesmas formalidades dos adultos sendo assim igualmente exigido o passaporte.



Quando viajam com adultos que não detenham o poder paternal, só poderão sair do território nacional com uma autorização escrita, datada e assinada por quem exerça o poder paternal e reconhecida pelo notário. Em caso de pais separados ou divorciados, terá de haver sempre o mesmo tipo de autorização concedida pelo progenitor que não viaja.



Em caso de dúvida ou para mais esclarecimentos deverá contactar o Serviços de Estrangeiros e Fronteiras ( http://www.sef.pt/ ou através do tel: 21 711 50 00)







Diferença Horária

+ 7 horas com respeito a Portugal durante a hora solar; (+ 5 durante a hora legal) Tempo de VooCerca de 13 horas.



Moeda
A moeda é o Bat (THB). Poderá levar Euros e trocar pela moeda local ou levantar directamente nas caixas automáticas.1EUR = 44,88 THB (Outubro 2007)1THB = 00,02 EUR (Outubro 2007)Voltagem



240 V (fichas com 3 entradas). A maior parte dos hotéis tem adaptadores para as fichas de duas entradas na recepção. No entanto não costuma existir dificuldades deligação mesmo com estas fichas.



Clima




Na Tailândia distinguem-se 3 estações:Verão: desde Março até Maio, com temperaturas à volta dos 30º centígradosEstação das monções: de Junho até Setembro, com alternância de chuvas e sol. Temperaturas estivas e taxas de humidade altas. Estação fresca: de Outubro até Fevereiro


Moradas e Contactos Úteis•



Embaixada da Tailândia em Portugal


Rua de Alcolena, 12 - 1400 Lisboa - Tel: 21 301 48 48•


Embaixada de Portugal em Bangkok26, Bush Lane - Bangkok Tel (+66) 2 234 0372/2123• Representante da Panda Tours em BangkokAsian Contact - Tel (+66) 2 673 9054



A Tailândia na Internet


Turismo Tailândes
Metereologia

Ligações Telefónicas de Portugal para a Tailândia


00 + 66 + indicativo da cidade + nº de telefone

Feriados Nacionais em 2007
Ano Novo Ocidental - 1 JanMakha Bucha - Lua Cheia - Fev ou MarChakri - 06 AbrAno Novo Tailandês - Songkran - 13/15 AbrDia do Trabalhador - 1 MaiDia da Coroação - 5 MaiCerimónia da Lavra Real - Principio MaioDia de Visakha Bucha - Lua cheia de Maio Asanha Bucha e Khao Phansa - Lua cheia de Julho Aniversário da Rainha - 12 Ago Dia de Chulalongkorn - 23 Out Noite da Passagem de Ano Ocidental - 31 Dez





Bangkok

Conhecida como Krungthep "a Cidade dos Anjos", Bangkok é uma das cidades mais entusiasmantes do mundo. Sede do governo há mais de duzentos anos, é a reconstrução da antiga capital Ayutthaya. Durante o saqueio de Ayutthaya por parte dos birmanos, os generais Taksin e Chakri organizaram o desmantelamento da cidade, incluindo os templos, as casas e as muralhas para os transportar até Bangkok onde se construiu a cidade com as dimensões da antiga capital.Hoje Bangkok é uma metrópole fascinante com seis milhões de habitantes com duas partes fascinantes: a cidade velha com os palácios e templos do século XVIII e a cidade moderna com os seus centros comerciais e as zonas de desenvolvimento banhadas pelo rio. Aqui pode-se visitar as belezas monumentais da cidade, relaxar em algum parque ou também aventurar-se na vida nocturna e nas lojas e mercados para fazer compras.Lugares a visitar nos arredores: Ayutthaya, Lopburi, KanchanaburiCompras: a não perder o complexo de centros comerciais e lojas de Siam e a rua de Pat Pong (apenas durante a noite)Visitas imperdíveis: um passeio ao longo do rio Chao Prava, o encantador "Rio dos Reis"; o Palácio Real e o Templo do Buda da Esmeralda (Wat Phra Kaeo). Esta parte da cidade, com os templos dourados, as torres em espiral e as decorações brilhantes, ergue-se protegida por uma fortaleza branca; O Palácio Real está aberto ao público das 08.00 às 11.00 e das 13.00 às 16.00. Outros lugares de interesse são o Templo do Buda de Ouro que guarda um buda integralmente feito de ouro do período Sukhothai (1238-1378), o Museu Nacional e o Mercado Flutuante, um pitoresco aspecto da vida fluvial tailandesa.



Pattaya



Pattaya é a praia mais conhecida da Tailândia e todos os anos atrai milhares de turistas de todo o mundo à procura de diversão. Os alojamentos bonitos e economicamente vantajosos, as praias enormes e, tanto a comida como as actividades desportivas são realmente excelentes.


A cidade de Pattaya ergue-se sobre pequenas baías com uma concentração de edifícios comerciais que se estendem até aos hotéis em frente às praias. As baías no norte a no centro são aquelas onde se concentram os hotéis de luxo. As áreas em redor são tranquilas. A zona sul de Pattaya é, por outro lado, famosa pelos seus bairros animados e idóneos para todo tipo de diversão. Todavia, para além das praias, Pattaya oferece muito mais. Imaginem todo tipo de desportos, diversão e compras e encontrá-los-ão aqui. Lugares a visitar nos arredores: RayongCompras:Encontra várias lojas, centros comerciais, estando mais concentradas na Pattaya 2 Road, Beach Road e na área entre o centro e o sul de Pattaya. Visitas imperdíveis:Festival de Pattaya (Abr). Praia de Jomtien. Hua HinHua Hin foi a primeira estação balnear da Tailândia e com o passar do tempo a sua popularidade cresceu de tal forma que se transformou num dos lugares preferidos dos tailandeses onde passam o fim de semana. Hua Hin foi descoberta em 1910 durante uma caça ao veado por parte da sua Majestade o Principe Chakrabhongs, acompanhado pelo Gran Duque da Rússia, o convidado real. O principe enamorou-se do sítio e decidiu mandar construir a sua residência de Verão.O Palácio Real de Verão, que foi terminado em 1925, com o nome de Marukthaiwan ou "Parque dos Veados". Por outro lado, Hua Hin é tão espectacular que também se corre o risco de enamorar-se dela As praias de areia fina e branquíssima estendem-se por quilómetros e é muito fácil encontrar um cantinho tranquilo e isolado onde pode relaxar.Ao longo das praias pode-se admirar as casas de pedra típicas das velhas famílias e os restaurantes onde pode degustar o peixe fresco local.O campo de golfe da cidade, pedido em 1922 pelo Rei Rama VI, e o Hotel Railway de estilo colonial de 1923 agora conhecido como Hotel Sofitel Central, são vistos como as paisagens marinas mais encantadoras e celebres de toda a Tailândia.


Lugares a visitar nos arredores:


Chumphon


Compras: Artesanato tailandês. A cidade tornou-se um centro de arte contemporânea com pequenas galerias onde pode apreciar as obras dos artistas locais. Não existe grandes centros comerciais, apenas pequenas lojas ou o Tesco Lotus, um centro com lojas e supermercado. Visitas imperdíveis: Palácio de Verão Klai Klangwon. Railway Hotel (Hotel Sofitel Central

Phuket


A maior ilha da Tailândia converteu-se num dos destinos preferidos para as férias. Esta pérola do mar, sonho dos antigos navegadores, foi descoberta pelos árabes e pelos índios entre o ano 880 e 916 d.c. Para os amantes do mar, pode parecer nada mais do que uma ilha formada por uma infinita cadeia de magnificas baías com praias e palmeiras onde a vista chega até as pequenas ilhas espalhadas no mar, mas Phuket é também historia e hospitalidade maravilhosa. A sua força é a de ser ideal para os gostos mais diversificados, idade e orçamentos.A ilha inteira orienta-se na felicidade e na satisfação dos visitantes. Desde os bungalows económicos insertos em idílicos jardins de palmas, aos luxuosos hotéis em complexas residências, cada qual, desde os back-packers às famílias encontrará a sua dimensão e sentir-se-á em seguida em casa.Para além disso, Phuket oferece a possibilidade de competir num grande número de actividades interessantes: trekking com elefantes, bungee jumping e todos os desportos aquáticos imagináveis e agora o Parque Aquático Fantasea para falar só nalguns. A cultura da ilha permanece intacta e para se fazer uma ideia basta só ir ao centro onde encontrarão as casas em estilo sino-português e as casas-museus. Foram os imigrantes residentes que fizeram famosa Phuket pela minas de estanho e as plantações de goma durante o século XIX.

Lugares a visitar nos arredores: Phangnga, KrabiCompras:Phuket oferece grande variedade e escolha de produtos. Apenas depende do seu gosto. As áreas comerciais são em Ratsada Road, Montri Road, Yaowarat Road, Phang-nga Road, Thalang Road, on Thepkasattri Road e nas praias de Patong, Kata e Karon.

Visitas imperdíveis:

Aldeia Tailandesa, Templo Bang View, Templi Chui Tui, Colina de Rang, Wat Mongkol Nimit, Wat Phra Tong (Buda meio enterrado), Cabo Promthep.

Koh Samui

A ilha de Samui situa-se no mar de esmeralda do Golfo da Tailândia. Destino ideal para todas as pessoas que procuram a paz num encantador ambiente. Até 1970, Samui não era mais do que uma enorme plantação de côcos, hoje, o turismo é o maior recurso da ilha. Encante-se com o esplendor das águas e os maravilhosos coras, o contraste entre as cercas de jasmim e o verde dos bosques de côco. As praias mais pitorescas são as de Lamai e Chaweng no Leste da ilha, tendo as infraestruturas necessárias para lhe proporcionar bem-estar. Para os que preferem mais tranquilidade, poderão aproveitar a beleza natural nas praias do Sul e do Oeste. Samui é um idílico equilíbrio entre a ilha encantada, as diversões juvenis e os prazeres da alma.

Lugares a visitar nos arredores:

Chumphon
Compras: Em Koh Samui, encontra desde áreas comerciais com lojas de todos os produtos, como em Chaweng, Tesco Lotus, Lamai, Nathon, até aos tradicionais mercados como o de Chaweng, Lamai, passando pelos locais onde encontra produtos alimentares e outros importados como o Tops Market ou Top Harvest.

Visitas imperdíveis: Formações rochosas Lamai Bay, Buda de Ko Faan, Cataratas de Namnuang, Parque das Borboletas, Centro de Macacos.KrabiIlha de belas prais e paisagens espectaculares de escarpas. Tem como capital, Krabi (significa espada e diz-se que foi encontrada uma, nas redondezas), uma pequena cidade piscatória, com um importante papel devido ao seu porto de ferries para ihas como Phi Phi e Ko Lanta. Está rodeada por altas formações de rocha calcárica, tornando-se no símbolo da província de Krabi. A leste, a cidade é ladeada por filas de mangues e afloreamentos que podem ser apreciadas num barco alugado no cais de Chao Fa.

Lugares a visitar nos arredores: Phangnga, Phuket, Samui, Songkhla, Trang.Compras: Em Krabi, temos o mercado com produtos locais, mercados nocturnos onde encontra, por exemplo, frutas diferentes como o Durian. O mercado de Ao Nang é mais pequeno mais igualmente interessante. Para quem pretende um O moderno shopping center, tem o “The Beach Plaza”.Visitas imperdíveis:Picos gémeos de Kanap Nam que parecem sentinelas de cada lado do rio. Wat Than Sua – Templo da Gruta Tigre – um dos mais famosos da Tailândia.
Ilha de Khao Lak

A floresta de monção de Tenasserim é responsável pela pouca pluviosidade das praias de Khao Lak. A costa de Khao Lak é formada por longas faixas de praias rochosas e arenosas. Existem várias praias desde Puket a Takuapa, como Thai Muang, Bangnieng, Khao Lak e Bangsak. Mas a de Khao Lak é a mais popular por ser límpida, extensa com areia dourada, tranquila, rústica e pela sua beleza natural conjugando o Mar Andaman e o céu azul.

Lugares a visitar nos arredores: Ilhas Similan e Surin.Compras:As flores artificiais feitas à mão pelas aldeãs com folhas da árvore de borracha poderão ser adquiridas no Departamento Oficial da Agricultura em Phang-Nga ou nos Farm Women’s Group em várias localidades.
Visitas imperdíveis:Para além das praias ao longo da costa, em especial a de Thai Muang que de Novembro a Fevereiro, as tartarugas desovam e poderá apreciar ao luar, e explore as cascatas de Nam Tok Lampi e de Nam Tok Tone Prai.
Ilha de Kho Lanta
Junto ao continente, Ko Lanta é um arquipélago com 52 ilhas, 15 das quais integram o Parque Nacional Marítimo de Ko Lanta, que constitui o habitat natural de nuitas espécies. Com cerca de 25 Km, a ilha piscatória de Ko Lanta Yai é a principal do arquipélago. Coberta de colinas florestadas sendo uma boa escolha para quem procura isolamento. As pegadas de macacos e de lagartos continuam a ser mais comuns nestas ilhas que as dos humanos.Lugares a visitar nos arredores: Ko Rok, Ko Phi Phi, Hin Daeng/Hin Mueng, Ko Ngai, Ko Ha.

Compras: Artesanato do norte da tailândia, frescos em madeira e pedra. Na loja “Punnee Arts” encontra a melhor selecção do artesanato tailandês, mesmo em frente do bazar de Chiang Mai.
Visitas imperdíveis: Passeio de elefante; A ponta Laem Kaw Kwang dá uma visão de Ko Phi Phi. Os ciganos do mar habitam na aldeia Ban Sangka-u e são conhecidos pelos seus rituais coloridos, como a cerimónia loi rua, em que lançam ao mar uma réplica de um barco para afastar o azar acumulado ao longo do ano. O Chong Fa Thai Herbal Sauna (reabre 26/12/06).

Ilha de Kho Chang
Local ideal para quem procura o isolamento e os prazeres da praia. A montanha Ko Chang é a maior das 50 ilhas que formam o Parque Nacional Maritimo de Ko chang. É possível encontrar mamíferos como veado, o macaco-de-rabo-cortado e o pequeno almíscar da Índia. É também o habitat de cerca de 75 espécies de aves, répteis e anfíbios, tais como a rã endémica de Ko Chang. Praias desertas são uma visão normal. A melhor areia fica no lado ocidental desta ilha não poluída, protegida do excesso de desenvolvimento pelo seu estatuto de parque marítimo nacional.Lugares a visitar nos arredores: Trat, Laem Ngop, Ko Wai e Ko Rang, Ko Mak Ko Kradat Visitas imperdíveis: Santuário de Chao Po Koh Chang. Cataratas de Than Mayom e Khlong Phlu. Praia de Ao Sa Lak Phet com os destroços de dois navios da armada tailandesa. Praias de Hat Khlong Phrao e de Ao Nang Bao. A praia mais concorrida é a Hat Sai Khao (praia de areia branca). Passeios de elefante.

De que esta à espera....

No comments:

Post a Comment