
A Croácia tornou-se independente em 1991, na sequência da cisão da ex-Jugoslávia.
Na região de Zagorje, a norte da capital, Zagrebe, predominam as colinas, enquanto a fértil planície da Panónia, uma região de terras agrícolas, é delimitada a leste pelos rios Drava, Danúbio e Sava. As florestas cobrem mais de um terço do território da Croácia.
O Parlamento da Croácia (o Sabor) é um órgão legislativo unicamaral, composto por 160 membros eleitos por sufrágio universal por um mandato de quatro anos.
A economia da Croácia assenta principalmente na indústria ligeira e nos serviços, sendo também o turismo uma importante fonte de rendimento.
Os seis sítios classificados Património da Humanidade e os oito parques nacionais são testemunho da imensa riqueza cultural da Croácia. Essa riqueza reflecte a história por vezes turbulenta de uma região que começou por fazer parte do Império Romano, servindo posteriormente de fronteira entre o Império Austro-Húngaro e o Império Otomano.
Entre os pratos típicos da cozinha croata figuram a carne grelhada, o presunto fumado da Dalmácia, as sardinhas salgadas, o queijo de ovelha e o salame condimentado com pimentão.
A Croácia é também conhecida pelos seus vinhos que são fruto de uma longa tradição vitivinícola.
A Croácia é também conhecida pelos seus vinhos que são fruto de uma longa tradição vitivinícola.
O pico o mais elevado: Dinara: 1.831 m acima do nível do mar.
Clima: A Croacia tem três zonas do clima; o clima prevalecendo no interior do país é moderado e chuvoso; nos picos mais elevados, neve, as áreas ao longo da costa adriática tem um clima mediterraneo agradavelmente suave com um grande número de dias ensolarados.
Os verões são secos e quentes, invernos suaves e molhados com precipitaçoes significativas.
Temperaturas médias no interior: Janeiro -2 a 0o C, baixa um tanto nas alturas mais elevadas; Agosto - oC aproximadamente 20 oC e aproximadamente 12 nos picos mais elevados. Temperatura média no litoral: Janeiro - 5 a 9 oC, agosto - oC 22 a 25;
temperatura do mar no inverno: oC 2; no verão, oC aproximadamente 25
Moeda corrente: kuna (1 kuna = lipa 100). A moeda corrente estrangeira pode ser trocada nos bancos, escritórios de troca, agências de curso, hotéis, acampamentos, marinas;
À Descoberta:
Aconselhamos um passeio entre Korkula (maior ilha do arquipélago) e Dubrovnick. O cenário paradisíaco é uma constante ao longo do percurso. Estas duas cidades são duas verdadeiras jóias da Croácia onde, para além da beleza natural, têm o estatuto de serem considerados os dois lugares mais medievais do Adriático. Como capital da Croácia, Zagreb é igualmente um local a visitar. Os seus símbolos passam pelas duas torres da catedral, com cerca de 108 metros de altura, e pelo "salão" da cidade: a praça "Ban Jelacic", o museu de Mimara - também conhecido pelo Louvre de Zagreb - ou o Teatro Nacional Croata.
No comments:
Post a Comment