R. D. Dinis nº 27 » 2400-129 Leiria » Portugal

2007/05/03

Republica Dominicana


A República Dominicana é um país das Caraíbas (do Caribe) que ocupa os dois terços orientais da ilha Hispaniola, que compartilha com o Haiti, a sua única fronteira terrestre, a oeste. Fronteiras marítimas tem duas: com Porto Rico, a leste, e com a colónia britânica de Turks e Caicos, a noroeste. Capital: Santo Domingo.

A República Dominicana está dividida em 31 províncias e um distrito. Cada província está subdividida em dois ou mais municípios. Os municípios são compostos, por sua vez, por cidades, vilas e povoados e secções.
O clima na República Dominicana é tropical húmido. A temperatura média anual oscila entre 18ºC/65ºF e 27ºC/81ºF. A localização geográfica do país determina as características gerais de um clima agradável, dominado principalmente pelos ventos alísios do noroeste e, as variações locais, estão condicionadas pelo relevo de suas cordilheiras que se localizam entre vales, rios, mananciais e planícies costeiras.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Passaporte válido. O visto não é necessário, mas sim uma “tarjeta de turismo” que é obtida à chegada, mediante o pagamento de 10 dólares americanos.

MOEDA Peso dominicano

SAÚDE:Nenhuma vacina obrigatória para a República Dominicana. No entanto, tenha cuidado com a água.

ELECTRICIDADE:110 volts.

DIFERENÇA HORÁRIA:Em relação a Portugal Continental, são menos 5 horas no nosso horário de Verão e menos 4 no de Inverno.

IDIOMA:Espanhol

HORÁRIOSBANCOS. Estão abertos entre as 8.30h e as 15.30h. Aos sábados, apenas para câmbios, estão abertos das 8 da manhã ao meio-dia.

LOJAS. Abrem de segunda a sábado, das 8.30h às 12.00h; e das 14.30h às 18.30h.

TRANSPORTES: TÁXIS. São caros, comparados com os outros transportes locais. Não têm taxímetro, por isso deve discutir o preço antes de iniciar a viagem.Existem os GUAGUAS-Minibuses privados que funcionam entre a cidade e as aldeias em redor. e o MOTOCONCHO-a cultura da motorizada é muito divulgada e praticada no país. Por isso, pode alugar um motoconcho, um taxi-moto por alguns pesos. Fixe o preço antes de começar a viagem.

DICAS

Não se assuste quando sair, no aeroporto de Santo Domingo, e deparar com um sem fim de bagageiros. Escolha um, combine o preço, e não se aborrece mais.TAXAS. Pagam-se 10 dólares à saída do país, no aeroporto.

GORGETAS. Nos restaurantes e hotéis, o serviço já inclui todas as taxas. No entanto, é costume — como em todo o lado — arredondar a conta. Aos bagageiros deve dar entre 1 e 5 pesos. Aos taxistas não é costume dar gorgeta mas discuta sempre o preço antes de entrar num táxi.O QUE VESTIR: Roupas leves e frescas. Não esqueça os óculos de sol, chapéu e produtos solares de factor elevado e repelente de mosquitos.

As melhores compras e lugares a não perder:

Os famosos “puros”, concorrentes dos cubanos. Mesmo que não seja aficionado, sempre vale a pena trazer alguns como presente. O rum também é de excelente qualidade. As jóias com âmbar e larimar (pedra azul típica da ilha) são uma boa opção para o gosto feminino. E, depois, claro, uma série de artesanato local, como quadros, objectos em madeira ou chapéus e pequenas cestas feitas de folhas de palmeira.A não perder o MERCADO MODELO (Santo Domingo). Aberto das 8 da manhã às 6 da tarde, é o mercado coberto mais “kitsch” das Caraíbas. Não se esqueça de regatear o preço e de não se deixar enganar no âmbar.PUROS. Os charutos “puros” dominicanos rivalizam com os cubanos em qualidade e preço

Algumas curiosidades....

Dançar é o modo de estar na vida dos dominicanos – levam música para todo o lado, e até mesmo as crianças de colo parece terem já o ritmo no corpo. Os automóveis e os autocarros são como discotecas móveis, e não é difícil ver pessoas sozinhas a cantar. O som nacional é o “merengue”, uma típica batida latina, implacável, agitada e compulsiva, cujo expoente máximo é o internacionalíssimo cantor Juan Luis Guerra.Outro som típico destas paragens é a “bachata”, mais lento e mais melódico, mas, mesmo assim, cheio de ritmo e óptimo para dançar. O seu mais conhecido representante é Antony Santos.O dominicano costuma tirar uma sesta depois do almoço, a famosa SIESTA.


PUNTA CANA
Punta Cana é uma ilha localizada na costa leste da República Dominicana no Caribe. Possui 8km de praias de areia branca e fina, com águas cristalinas cercada por corais. A história de Punta Cana começa em 1969 quando Frak Rainieri, fascinado bela beleza da ilha, convidou Theodore Kheel a conhecer o local e investir nele, juntos compraram terras e fundaram o Grupo Punta Cana.



1 comment: